MEMÓRIAS DE UMA VIAGEM AO FUNCHAL: ANNABELA RITA / Casa do Artista
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03-03-2004

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Primeira visita: a Casa do Artista (1)
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Casas do Artista. Tão diversas, desde as pessoais às personalizadas, das íntimas às mais plurais, das reais às virtuais, das de culto às de convívio intelectual.

Aquela onde viveu certo autor, tentando manter tudo como se ele ainda lá estivesse, às vezes, até, ostentando um livro aberto, os óculos displicentemente sobre a mesa, uma página semi-escrita, numa clara encenação da vida, ou do "chamamento", à semelhança do que Agustina diz do trabalho do biógrafo, sob o signo do transe mediúnico:

"Alguém /.../ disse-me que para escrever uma biografia se tinha rodeado de retratos daquela pessoa que iria chamar. Chamar, é o termo. É usado nas sessões espíritas para evocar a presença dos mortos. Quando queremos conhecer esse que já não é deste mundo e que deixou uma lenda na sua passagem, ou uma obra de que podemos fazer uso, temos de o chamar." (2)

A Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide, as de Régio, a de Goethe, em Weimar, etc., tantas subitamente descobertas em descontraídos passeios ou visitadas em cultuosa peregrinação. Muitas, combinando a encenação da vida com a museologia da obra e do homem (3).

As que recolhem um espólio do artista e se lhe dedicam museologicamente. Ou as que, em torno da sua memória, atraem os seus leitores e os projectam para outras leituras, promovendo todo um conjunto de iniciativas culturais que as inscrevem na ordem do dia, tornando a homenagem em actualização e classicização desse autor. A Casa Fernando Pessoa é disso um bom exemplo, vertido em letra na revista que lhe evoca um texto e que, periodicamente, lhe reinscreve novos sopros poéticos e ensaísticos: a Tabacaria.

As que evocam os seus autores de culto on-line , informando sobre a sua vida, obra e bibliografia, estimulando o seu conhecimento, mas também um diálogo alargado, internacional, sem fronteiras. Como La Maison de l'Artiste de Claude Monet (4).

As plurais, extensivas a grupos, movimentos, temas ou à Arte, em geral. Temáticas, como La maison cubiste, que assim se apresenta nos seus desbobráveis dedicada a uma escola e estilo:

"En 1912, dans le cadre du Salon d'automne, les frères Duchamp associés au désigner André Mare, présentent un projet de maison meublée et décorée, dans laquelle les artistes cubistes exposeront des oeuvres. On l'appellera la Maison Cubiste."

E que nos acolhe com a seguinte saudação internética:

«Bienvenue à La Maison Cubiste, site artistique de Marc-Alexandre Gagnon. Vous trouverez à gauche les chambres à visiter. Ayez du bon temps!» (5)

Ou genologicamente especializadas, como a americana Poets House, que assim se apresenta dedicada à poesia:

  " The House That Holds a Country

Poets House is a literary center and poetry archive - a Collection and meeting place that invites poets and the public to step into the living tradition of poetry. Our poetry resources and literary events document the wealth and diversity of modern poetry, and stimulate public dialogue on issues of poetry in culture.

Founded in 1985 by poet Stanley Kunitz and arts administrator Elizabeth Kray, Poets House is a home for all who read and write poetry. " (6)

Ou como a Poetry House australiana, criada "[t]o celebrate the establishment of the Poetry Australia Foundation" e convidando "[e]veryone interested in poetry /./ to come in, have a look around and find out about our plans for the Foundation" (7), ou, ainda, a palestiniana House of Poetry, do Palestinian Cultural Center, com ideário nacionalista, que assume a protecção dos jovens poetas e a missão de difusão mundial da sua obra, a Casa del Poeta peruana, etc.. Ou a arqueo-museológica Casa del Poeta Tragico , em Pompeia . Para já não mencionar projectos de revistas impressas ou on line que se assumem como casas literárias, caso, respectivamente, da venezuelana La Casa del Poeta (8) ou da Chop House Review onde a poesia e a ensaística se encontram, acolhendo-nos com a saudação:

" Welcome to the Chop House Review - a website and mastery forum for both metrical poetry and free verse. Here you will find poets and critics who wish to craft and hone their work to deeper levels of perception and understanding. While the poetry boards are the places to post your poems for comment, the other categories are for more lively exchanges on all aspects of poetry, poetics, politics and satire.

We hope you will enjoy your time here." (9)

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(1) Casa do Artista - Quinta Carlos Cristóvão, Sítio do Caramanchão, 9200- 073 MACHICO.

(2) Agustina Bessa-Luís. Sebastião José, Lisboa, Guimarães Editores, 2003, p. 7.

(3) Por exemplo, bem expressivos disso são os termos do comunicado à imprensa da Casa de Petrarca, em Arqua, por ocasião da sua reabertura, em 5 de Dezembro de 2003: "Il nuovo allestimento, finalizzato ad offrire maggiori informazioni e spunti di riflessionesulla vita e sulle opere del Poeta, è stato voluto ancora più rispettoso dellasuggestione del luogo e delle testimonianze della quotidianità di vita del Petrarca che la Casa conserva integre da secoli. In esso, particolare attenzione viene riservata alla Casa stessa, meta di pellegrinaggio sentimentale e letterario sin dai primi anni dopo la morte del Poeta e trasformata ben presto in "museo" delle memorie petrarchesche: il visitatore è stimolato a ripercorrerne la storia e ad ammirare gli affreschi cinquecenteschi ispirati alle opere del Petrarca che la decorano. Al primo piano trova nuova collocazione una scelta di disegni, incisioni e oggetti legati alla Casa e al suo mito nelle sezioni: "La Casa di Francesco Petrarca", "Iconografia del Petrarca e di Laura", "Arquà e il territorio circostante", "La tomba del Petrarca", "Il mito della Casa: i registri dei visitatori", "Il mito della Casa: le "reliquie" e le medaglie commemorative". Al piano terra trova spazio una mostra fotografica che ricorda le tappe cruciali della vita di Francesco Petrarca e ripercorre gli itinerari e i soggiorni del Poeta nel Veneto: per l'occasione il fotografo Lorenzo Capellini ha realizzato nuove immagini tratte dai cicli di affreschi padovani che riportano i ritratti del Petrarca, recentemente restaurati, e il professor Giuseppe Frasso ha curato i testi relativi alla biografia del Petrarca." (itálico meu) E, em conclusão:

"La memoria del Poeta aleggia sull'intero, antico abitato di Arquà, immerso nel verde popolato da giuggioli del Parco Regionale dei Colli Euganei. A pochi passi dalla Casa, l'Oratorio della Santissima Trinità che egli frequentava (in occasione di queste celebrazioni centenarie sarà anch'esso oggetto di restauro), poco più in basso, l'antica pieve di Santa Maria Assunta sul cui sagrato sorge l'arca marmorea che contiene i resti mortali del Poeta, accanto, la fontana detta del Petrarca: il Poeta continua a vivere attraverso versi e personaggi che annullano il tempo, le distanze e le diversità." (itálico meu).

(comunicado reproduzido on line em: http://www.padovanet.it/museicivici/petrarca.PDF)

(4) http://perso.wanadoo.fr/jenl/oeuvres.htm.

(5) http://artvisuel.levillage.org/maison_cubiste.html.

(6) http://www.poetshouse.org/about.htm.

(7) Cit. do desdobrável.

(8) Que se anuncia assim:

"Los vates ya tienen una morada donde habitar, "La Casa del Poeta", una revista literaria impresa cuyo principal propósito es difundir la obra de autores reconocidos y de quienes están emergiendo en el mundo de las letras." (cit. de: http://www.geocities.com).

(9) http://poetrynow.net/.