Procurar imagens
     
Procurar textos
 

 

 

 

 


 

 


Byblos Amoreiras
Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17
1070-313 Lisboa
Portugal
T. (+351) 707 207 009
F. (+351) 707 227 755
amoreiras@byblos.pt

TERTÚLIA Byblos

18 Outubro, 18h30

Ana Cristina Silva; Paulo Moreiras; Miguel Real (coordenação)

Romance Histórico

As nossas histórias, ou as histórias da nossa História. Ficção da realidade ou realidade que se conta de forma ficcionada, o romance histórico é um género que cada vez tem mais leitores. Entre o documento e a criação, entre o passado e o presente, um elo de ligação que apaixona e polemiza.

Este é o tema do primeiro módulo da Tertúlia Byblos, coordenado por Miguel Real, que começou na passada sexta-feira, dia 10, com a presença dos escritores João Aguiar e Sérgio Luís de Carvalho.

No próximo Sábado, 18, às 18h30, Ana Cristina Silva e Paulo Moreiras conduzem mais uma conversa em torno deste género literário.

No dia 31, Sábado, à mesma hora, dois nomes maiores da literatura portuguesa, José Jorge Letria e Fernando Campos, juntam-se para falar sobre a forma como encaram e produzem uma escrita própria na área do romance histórico.

Júlia Nery e Pedro Almeida Vieira fecham o primeiro capítulo desta Tertúlia, dedicado ao Romance Histórico, a 8 de Novembro, pelas 18h30.

A TERTÚLIA Byblos continua com um novo módulo Repensar Portugal: Ensaio e Romance Pós 25 de Abril, com duas sessões conduzidas pela Prof. Maria das Graças Moreira de Sá, nos dias 21 e 29 de Outubro, às 18h30.

A Tertúlia Byblos, para que todos estão convidados (entrada livre, por inscrição, até ao limite da lotação disponível), tem a coordenação geral de Annabela Rita, envolvendo várias instituições ligadas à escrita e à investigação universitária nos campos literário, cultural e artístico.

Promovendo o diálogo entre diferentes áreas disciplinares através de representantes seus, esta é a tertúlia que queremos efectivamente trazer até à Byblos: temas e obras provocando conversas em encontros que desejam ser um verdadeiro convívio entre escritores, investigadores e público. Com nomes consagrados da cultura portuguesa, mas também com jovens autores.

Até Julho próximo, a Tertúlia Byblos organizar-se-á como um ciclo feito de módulos temáticos que se interligam, cada um deles apresentado por um coordenador, que convidará um ou mais protagonistas para as diferentes sessões. Do romance histórico à literatura de viagens, dos mitos fundadores ao futuro da língua portuguesa e à lusofonia.

Em contra-luz relativamente à cultura portuguesa, em ciclos mensais, outras culturas serão convocadas, favorecendo a reflexão e o debate sobre identidade e alteridade. Dando espaço privilegiado às letras do Brasil, de Angola, Moçambique, entre outros países de expressão lusa, para além de outras literaturas que mereceram programas especiais na Byblos, como os já previstos sobre os autores norte-americanos e franceses.  

Em síntese

“Tertúlia BYBLOS” pretende ser :

Uma “tertúlia” de facto, visando um público alargado e expurgada da formalidade académica, implicando:

  • uma participação plural, também ela podendo oscilar entre as personalidades consagradas e a abertura de caminho aos jovens investigadores;
  • um registo convivial;
  • uma oscilação entre debate de temas, apresentação de obras literárias (recentes ou não, com leituras e outras abordagens de análise) ou de problemas/tópicos, etc.;
  • alguma diversidade disciplinar/científica.

No site da BYBLOS, será criada uma página/secção de que constarão:

  • os anúncios das sessões, com informação sobre os coordenadores, participantes, obras, textos (sínteses e ensaios que a elas estejam vinculados);
  • apontamentos gravados de fragmentos da sessão, fotos, etc.;
  • links para as instituições mais especialmente associadas ao ciclo em causa.

Divulgação internacional em link:

a livraria alemã TFM - Centro do Livro e do Disco de Língua Portuguesa - portugiesische Bücher und Musik, especializada em Literatura Portuguesa, colocará on line um link para a iniciativa e alguns dos textos sobre obras nacionais (em português e/ou noutra língua).

TFM - Centro do Livro e do Disco de Língua Portuguesa - portugiesische Bücher und Musik (http://www.tfmonline.de/)

e-mail: info@tfmonline.de

Instituições Associadas à “Tertúlia BYBLOS” :

 
 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano