Procurar textos
 
 

 

 

 

 






 

 


.Poesía de Santiago (Chile)

Caros amigos (as)surrealistas:

Há sido longos anos de trevas para o ser humano, em que a flama do surrealismo tem brilhado nesta aparentemente eterna noite. Este tem sido o caminho da iluminação - sonhos, delírio, e as profundidades do mistério revelado. Neste mover os habitantes desta terra chamada surreal finis Chile, que se mantiveram fiéis ao espírito do movimento, e assim vivo o grupo La Mandrágora, de Roberto Matta, e muitos outros amigos no mundo, que ensinou-nos que as fronteiras não existem e que essas linhas pontilhadas são apenas para a ganância de pequenos impérios.

É por isso que hoje nós chamamos a uma grande mostra multidisciplinaria, com expressões de artes plásticas, teatro, performance, cinema, vídeo, documentário, e também para criar espaço e mostrar o nosso pensamento-imaginação em conversações aqui, em Santiago, como também capaz de mostrar vídeos que voces nos enviem com mensagem para nosso encontro, e que é urgentemente necessária para esvaziar na escuridão de uma sociedade sem sonhos.

Mas a tarefa não é fácil, é sabido que a nossa América do Sul, o fosso entre os grupos dominantes na economia e do resto da sociedade é grande, neste sentido, os surrealistas coexistem na marginalidade social, mas por outra parte vivem com olhos esperançosos em sua grande maioria de pessoas. É por isso que se tratando de um evento desta magnitude requer o apoio e contribuição desde pequeno e muitos dos vários amigos próximos da nossa geografia.

Este evento está sendo feito graças à solidariedade de nosso povo que habitam o mesmo que espera e luta todos os dias.

Muitos acreditaram em nós, dentro destes, o prestigiado Museo da Solidaridade Salvador Allende.

http://www.museodelasolidaridad.cl/

O Museu de Santiago, Chile

http://www.municipalidaddesantiago.cl/descargas/comuna/monumentos/museo-stgo.pdf

Universidade http://www.uchile.cl/ uchile.portal? _nfpb = true & _pageLabel = pres,

o jornal A Naçao, lugar que no século passado recebeu os membros do grupo Mandrágora, Roberto Matta e a poeta Stella Díaz Varín. Mas basicamente a exposição do surrealismo se fará também na rua com a gente e outros grupos da juventude com intenvençoes públicas, instalaçoes, teatro de rua, performances, panfletos e murais com a participaçao dos artistas.

Apesar de que os meios de comunicação são escassos, mas as nossas mentes são enormes, e o nosso maior triunfo é o nosso trabalho e os nossos amigos em todo o mundo. Desta forma pedimos a todos os artistas, poetas, pensadores surrealistas, que ponham o melhor de si, o seu mais significativo textos, poemas, e suas obras plásticas que falem de nós na sua totalidade.

Estamos confiantes de que os meses de novembro e dezembro serao um marco nesta parte do mundo, como foi a mostra surrealista 1948 em Santiago, com a participação de La Mandrágora e Roberto Matta, a exposição surrealista de 1970, animado por Susana Wald e Ludwig Zeller. Estamos igualmente convencidos de que podemos transformar ao homem-sociedade, e que os esforços nesse sentido darão frutos, congratulamo-nos com os amigos do grupo Surr Paris do coletivo etecétera Argentina, a Fundación Granell, a Miguel de Carvalho de Debout sur L'Oeuf Portugal que organizou The Reverse of the Look em Coimbra, Brumes Blondes Holanda e milhares de amigos de todo o mundo que através dos seus esforços cream um mundo melhor, a partir da construção do Surrealismo.

Em anexo está o convite oficial e instruções para o envio das obras.

Um grande abraço para todos, o convite está feito.

Longa vida ao surrealismo.

Os sonhos são espadas contra os governos que querem nos manter acordados na sua ignorância. 

Curadores :

Enrique de Santiago.

Ernesto Gallardo.

Março 2009.

 
INSTRUCTIVO PARA ENVÍO DE OBRAS Y TEXTOS

1-  Las cartas compromiso debe ser correctamente llenadas y firmadas. Enviando 2 copias de esta carta.

2- Enviarlas  por mail a artedeenrique@yahoo.es  y / o correo postal a las Malvas 721, Las Condes santiago de Chile.

3-  Las necesitamos con urgencia antes del 13 de abril acá en Chile

4- Las cartas de Cesión de derechos de reproducción de imagen y textos, debe ser correctamente llenadas y firmadas.  Enviando 2 copias de esta carta.

5- Debe ser legalizada ante notario o consulado o embajada de chile en su respectivo país.

6- Adjuntar imagen de la o las obras en el documento

7- Se aceptara el envío hasta de tres obras, en tal caso enviar una sola carta de cesión de derechos

8- Enviarlas  por correo postal a las Malvas 721, Las Condes santiago de Chile.

9- Si se trata de una obra literaria adjuntar poema o texto, además de enviarlo por e-mail para su reproducción.

10- Las obras plásticas como pinturas, dibujos o grabados deben enviarse desmontadas sin soporte alguno de madera, vidrio o marco. En Chile se montarán debidamente para ser expuestas.

11- Enviar las obras plásticas como pintura, escultura, objetos, grabado o dibujo a la siguiente dirección postal: Museo de la Solidaridad Salvador Allende, calle República # 475, Comuna de Santiago, Santiago de Chile. Por favor avisar por mail al momento de enviar.

12- En su exterior debe decir SOLO PARA MUESTRA CULTURAL SIN VALOR COMERCIAL.

13-Las obras que quieran ser donadas al Museo de la Solidaridad Salvador Allende deben venir con una carta de donación debidamente legalizada por el autor.

14- Aquellos amigos que deseen viajar para el encuentro, por favor avisar, para conseguirles alojamiento en casa de los amigos surrealistas acá en Chile, pues sería muy bueno tenerlos acá con nosotros.

La muestra se inaugurará el día 28 de Octubre del 2009 en el Museo de la Solidaridad Salvador Allende.

Cualquier duda o pregunta por favor escribirme a artedeenrique@yahoo.es yo les responderé inmediatamente.

Esperando una buena acogida por parte de ustedes, los esperamos en esta hermosa aventura en Chile, muchas gracias a todos por vuestra cooperación.
Enrique de Santiago
Ernesto Gallardo

 
 
 
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano