Direcção de Miguel de Carvalho

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE SURREALISMO ACTUAL
O Reverso do Olhar - Index

Documenta

COIMBRA É PALCO DO SURREALISMO EM 2008

Exposição. Mostrar o que se faz na actualidade no formato idealista dos fazedores do surrealismo. É este o propósito da mostra internacional, patente a partir da próxima Primavera, mais precisamente de 3 de Maio a 28 de Junho, em simultâneo em três galerias da cidade.

COIMBRA É PALCO DO SURREALISMO EM 2008

“O Reverso do Olhar” é o título da mostra

Nome comum: surrealistas. A estética da liberdade, da fantasia crítica e da actividade criativa, em forma de pintura, escultura, colagens, poesia escrita e falada e alguns filmes. Chegam a Coimbra, já no dia 3 de Maio, centenas de obras para integrar uma exposição internacional fruto co-organização com o departamento da cultura da autarquia e da Editora Debout Sur L’Oeuf, propriedade de Miguel de Carvalho, também de Coimbra. Denominador comum: O Reverso do Olhar - Exposição Internacional do Surrealismo.

O movimento fundado nos anos 20 do século passado pelo poeta francês André Breton, tem como figuras relevantes em Portugal o pintor Cruzeiro Seixas e o poeta e o pintor Mário Cesariny de Vasconcellos (que faleceu há um ano).

Entre os portugueses o Surrealismo estará ainda representado em obras de Abrunheiro, Alfredo Cruz, António Pimentel, Carlos Calvet, Isabel Meyrelles, Miguel de Carvalho, Raul Perez e Santiago Ribeiro. Para esta que pretende ser uma grande exposição, a autarquia está a tentar contactar a filha de André Breton, Aube Eléouet-Breton, para que ela possa estar representada e também para disponibilizar alguns dos trabalhos do seu pai.

A mostra internacional será exibida em simultâneo em três galerias de exposições do município. No histórico e secular Edificío do Chiado (um dos pólos do Museu da Cidade de Coimbra) e, em duas salas da Casa Municipal da Cultura.

Para os organizadores deste evento, a divulgação da actividade dos surrealistas pretende antes de mais trazer à ribalta a actividade dos artistas portugueses, embora haja a intenção de fomentar um intercâmbio cultural intenso com representantes do mesmo movimento de outras latitudes.

Para já, e neste âmbito, estão previstas vinte participações da América Latina (Brasil, Santiago do Chile, Argentina, República Dominicana, México), dez presenças da América do Norte (Estados Unidos da América e Canadá), e 50 participações da Europa (França, Holanda, Reino Unido, República Checa, Turquia, Grécia e Portugal).

Ao DN, um dos organizadores, Miguel de Carvalho, não deixou de frisar a importância deste evento, pois “o movimento surrealista mundial organiza-se em pequenas células. Continua a chama do surrealismo, ao contrário do que dizem alguns críticos”.

Esta co-produção entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Editora Debout Sur L’ Oeuf (Coimbra), conta ainda com a colaboração do Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda (Famalicão), da Fundação Eugénio Granell (Santiago de Compostela / Espanha) e da Galeria SETE (Coimbra).

Revista dedicada ao movimento

A par da inauguração oficial de O Reverso do Olhar – Exposição Internacional de Surrealismo será lançada, a 3 de Maio, uma revista dedicada ao movimento surrealista. Ainda sem lay-out definido, o editor da Revista Debout Sur L’ Oeuf (o mesmo nome da editora de Coimbra), Miguel de Carvalho, explica ao DN que já tem colaboradores suficientes” para várias edições desta publicação temática. Os apoios para este projecto ditarão a sua periodicidade e Miguel de Carvalho lembra que lhe disse um dia Mário Cesariny: “as melhores revistas são as que morrem no primeiro número.”

 

Diário de Notícias, 22 de Dezembro de 2007

Google
Página principal - Mapa - Cibercultura - Naturalismo - Jardins - Teatro - Zoo - Poesia - Letras