VII Colóquio Internacional
"Discursos e Práticas Alquímicas"
LAMEGO - SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL
22-24 de Junho de 2007
A Situação da Mulher na Maçonaria
Dival G. Costa

Organização de Lojas Maçônicas Femininas e Mistas

Em meados do Século XVIII Luisa de Kerruel fundava em França uma Loja do Rito Escocês, destinada exclusivamente a mulheres. Outras Lojas femininas se lhe seguiram, incluindo em Portugal. A grande Loja Feminina de Portugal está filiada ao CLIMAF, Centro de Ligação Internacional das Maçonarias Femininas.

CLIPSAS (Centro de Comunicação e Informação dos Poderes Maçônicos  Firmados no Apelo de Estrasburgo). Foi constituída em 22 de janeiro de 1961 pelos Grandes Orientes da Bélgica e da França que, motivados pela crescente intransigência e exclusividades de certas obediências, convidaram toda a Maçonaria do mundo com a finalidade de reuni-las, respeitando sua soberania, seus ritos e seus símbolos, em uma grande e verdadeira cadeia de União Universal. (7)

Catena - International Masonic Union Catena (8)

Fundada em julho de 1961, por três Grandes Lojas da Alemanha, Holanda e Áustria às quais adotaram o princípio básico de posição de igualdade entre homens e mulheres dentro da Maçonaria. Essas três Grandes Lojas foram: Humanitas Freimaurerei für Männer und Frauen in Deutschland; Nederlandse Grootloge der Gemengte Vrijmetselarij NGGV; Österreichischer Universaler Freimaurerorden "HUMANITAS".

INICIATIVA:
Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL)
Instituto São Tomás de Aquino (ISTA)
www.triplov.org

Patrocinadores:
Câmara Municipal de Lamego
Junta de Freguesia de Britiande
Dominicanos de Lisboa

Fernanda Frazão - Apenas Livros Lda
apenaslivros@oninetspeed.pt

 
 
 
 

 

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano