VII Colóquio Internacional
"Discursos e Práticas Alquímicas"
LAMEGO - SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL
22-24 de Junho de 2007
A Situação da Mulher na Maçonaria
Dival G. Costa

Confederação Interamericana de Maçonaria Simbólica
(CIMAS) (9)

Entidade soberana e independente da Maçonaria Universal é de inspiração liberal e adogmática, no espírito da Maçonaria do Terceiro Milênio. Dez Obediências da América Latina assinaram o documento de sua criação, no dia 21 de setembro de 2002, em São Paulo, durante as festividades do Equinócio de Primavera, promovidas pela Obediência-anfitriã, Grande Loja Arquitetos de Aquário.

POTENCIAS INTEGRANTES DA CIMAS:
1) Grande Loja Arquitetos De Aquário-GLADA / Brasil - Sob.·.G.·.M.·. Vera Facciollo. 
2) Gran Oriente de La FrancMasoneria Mixta Universal - GOFMU / URUGUAY -Ser.·.G.·.M.·. María del Huerto ECHENIQUE SAN PEDRO 
3) SOBERANO SANTUARIO DEL RITO PRIMITIVO DE MEMPHIS Y MISRAIM DE LA REPUBLICA ARGENTINA - Presidente Enrique MORRA 
4) Grande Loja Feminina da Maçonaria Brasileira (de Mato Grosso) Sob.·. G.·. M.·.  Gassy BOTELHO MARTINEZ 
5) Grande Loja Feminina do Brasil - Sob.·. G.·.M.·.  Izilda Aparecida de Carvalho Ferreira 
6) Ordem Maçônica Mística Esotérica do Brasil - Sob.·. G.·. M.·.  Gilvan Araujo de SOUZA 
7) GRAN LOGIA FEMENINA DE LA REPUBLICA ARGENTINA DEL ANTIGUO Y PRIMITIVO RITO DE MEMPHIS Y MIZRAIM - Sob.·. G.·.  M.·.  Carmen DAESTER 
8) GRAN LOGIA ARQUITECTOS DE ACUARIO‑ ECUADOR - Delegadas del G.·. M.·.  Marina MUÑOZ de MEDINA / Dolores UGARTE GANGOTENA 
9) GRAN LOGIA MIXTA DE BOLIVIA - G.·.  M.·.  Hugo Silva Gonzalez 
10) GRAN ORIENTE MASÓNICO CHILENO - G.·.  M.·.  Héctor Díaz Montenegro.

Ao contrário das Ordens Maçônicas tradicionais sujeitas aos dogmas da Grande Loja Unida da Inglaterra, a GLADA repudia energicamente o Landmark nº 18, cujo texto, datado 1723, literalmente proíbe o ingresso na Maçonaria "de escravos, mulheres e aleijados".

Existem hoje na França cerca de dez Obediências maçônicas, que pertencem ao Grande Oriente da França. Entretanto, a única Potência Francesa reconhecida pela Grande Loja da Inglaterra é a Grande Loja Nacional Francesa, fundada em 1913 - masculina, - que congrega apenas 8 mil membros. Todas as demais Potências são consideradas irregulares.

É preciso considerar ainda o fato que os 92 mil maçons franceses (ditos irregulares), são os mais ativos, os que mais participam dos eventos históricos do país, e os que apresentam as mais importantes contribuições para a Paz Mundial - como a União Européia, o Parlamento Europeu, a Corte Européia, e reerguimento da maçonaria nos paises do leste europeu e nos que foram longamente dominados por ditaduras, a luta pelo laicismo e a defesa dos direitos da mulher em todo o mundo.

Qualquer mulher maçom que se faça reconhecer como tal, às portas do Grande Oriente da França, tem livre entrada no grande prédio da Rue Cadet nº. 15, em Paris. Identificando se na rua como maçom, não somente na França, mas em qualquer lugar da Europa, uma mulher receberá assistência fraternal, da mesma forma que qualquer homem, e o Irmão que lhe prestar ajuda não terá qualquer expressão de estranheza, dúvida ou desdém, como é tão comum na América Latina.

(Extraído do Texto "Maçonaria Brasileira do Terceiro Milênio" da GLADA).

Em dezembro de 1988, as 4 Obediências Belgas – Grande Loja Feminina da Bélgica, Grande Loja da Bélgica (masculina), Federação Belga do Direito Humano (mista) e Grande Oriente da Bélgica (masculina) assinaram uma declaração conjunta, cujos termos são os seguintes:

Co-herdeiras de vários séculos de história maçônica, durante os quais tantos maçons ilustraram a história de nossas regiões, as Obediências signatárias declaram participar da mesma ordem iniciática, tradicional e universal, que, baseada na Fraternidade, constitui, sob o nome de Franco-Maçonaria, uma comunidade de pessoas probas e livres; embora conservando cada uma sua soberania e sua autonomia de decisão, as Obediências constatam que, para além da sua diversidade e da variedade de suas Lojas, elas têm em comum:

  • A iniciação e a prática do método simbólico.
  • A preocupação de trabalhar pela melhoria da condição humana sob todos os aspectos.
  • A defesa da liberdade de consciência, de pensamento e de expressão.
  • A busca da harmonia entre todos os seres humanos pela conciliação dos opostos.
  • A rejeição de todo dogma.

INICIATIVA:
Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL)
Instituto São Tomás de Aquino (ISTA)
www.triplov.org

Patrocinadores:
Câmara Municipal de Lamego
Junta de Freguesia de Britiande
Dominicanos de Lisboa

Fernanda Frazão - Apenas Livros Lda
apenaslivros@oninetspeed.pt