VII Colóquio Internacional
"Discursos e Práticas Alquímicas"
LAMEGO - SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL
22-24 de Junho de 2007
A Situação da Mulher na Maçonaria
Dival G. Costa
MAÇONARIA FEMININA:
Prós & Contra
(3) (William Carvalho)*
“Não se abordam, aqui, as diversas instituições paramaçônicas femininas que ainda possam assemelhar-se à maçonaria por suas estruturas. Algumas, mesmo apresentando um ritual e por segredos maçônicos próprios, não se caracterizam como tal. Entre estas, citam-se : a Eastern Star, as Job's Daughters, a Order of Rainbow for Girls, nos EEUU, Maria Order na Noruega, Ordem das Fiandeiras nos Países Baixos, Fraternidade Feminina, no Brasil, etc.”.

I - Ascensão e Queda das Lojas de Adoção

Maçonaria andrógina ou Lojas de Adoção são aquelas que admitem mulheres aos seus trabalhos. Normalmente, são adotadas por uma Loja masculina ligada a alguma Obediência legal, mas considerada irregular pela Grande Loja Unida da Inglaterra, pois, desde que os ingleses inventaram a maçonaria obediencial e abriram franquia para o resto do mundo, colocaram como um ponto de honra a não-iniciação de mulheres, instituindo o Clube, essencialmente masculino. Os partidários da adoção reclamavam o direito de as mulheres participarem das ocupações maçônicas. As Irmãs, entretanto, estavam longe de participar em igualdade com os Irmãos; o próprio nome dado a essa maçonaria feminina indicava já que seus membros formavam uma classe inferior na sociedade secreta. As Irmãs não fundaram Lojas particulares e independentes a serem administradas ou dirigidas por elas mesmas; pelo contrário: eram "adotadas" por Lojas masculinas e convidadas nas assembléias por aqueles que tinham criado um ritual especial para elas. A Loja de Adoção era essencialmente um anexo de uma Loja masculina. As reuniões da Loja de Adoção eram, em geral, precedidas de uma sessão da Loja masculina. As Irmãs deveriam estar a postos a fim de poder entrar na sala onde os Irmãos estavam trabalhando previamente. Na verdade, a maçonaria feminina do século XVIII nunca teve uma organização independente e jamais constituiu uma Obediência.

As Lojas de Adoção tem origem tipicamente francesa, e são, pois, um produto do espírito francês, daí o seu permanente conflito com a Inglaterra. Clavel afirma, ainda que "a Franco-Maçonaria das mulheres foi instituída em 1730, mas suas formas só foram fixadas definitivamente a partir de 1760".

Forestier divide estas sociedades em três tipos: i) sociedades eróticas; ii) associações parodiando as provas que a maçonaria impunha aos candidatos ou buscando fazer-lhe concorrência; e, iii) sociedades que estabeleciam laços de afeição platônica entre os membros pertencentes aos dois sexos. Entre as principais podem-se citar as seguintes: Ordem da Liberdade, Ordem da Felicidade, Ordem dos Cavaleiros e Cavaleiras da Âncora, Ordem dos Cavaleiros e das Ninfas das Rosas, Ordem das Rosas, Ordem dos Mopses, etc.

Podem-se citar aqui dois fatos pitorescos ligados ao "grand monde": um bilhete, endereçado em 1776 por Maria Antonieta, rainha de França, à princesa de Lamballe, Grã-Mestra de uma Loja de Adoção, prova que esta ilustre maçona não conseguiu observar a discrição recomendada às Irmãs, pois a rainha dizia: "Li, com grande interesse o que se pratica nas lojas maçônicas que você presidiu no começo do ano e que você tanto me divertiu, contando-me. Vê-se que nestas reuniões não se faz mais do que belas canções e que se pratica o bem".

O Irmão Bernadin dizia que o rito da adoção não tem história, pois esta "maçonaria consistia somente em sessões de iniciação, em cerimônias ritualísticas, em bailes e em divertimentos artísticos".

As principais Lojas de Adoção em Paris e nas províncias anexadas às Lojas masculinas foram as seguintes: i) nas províncias: Verdadeira Virtude em Annonay (de 1774 a 1780); Perfeita União em Rennes (1774); Concórdia de Rochefort, Francesa Eleita Escocesa de Bordeaux; Sinceridade de Besançon (1777); Filadélfia em Narbonne (1780); São Luís (1783) em Dieppe; Perfeita Amizade em Toulouse; São Luís no regimento da Infantaria do Rei (loja militar volante estabeleceu Lojas de Adoção em Caen e Nancy); São Luís, São Felipe da Glória e a Bons Amigos em Nancy, Nove Irmãs em Toul, etc.

INICIATIVA:
Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL)
Instituto São Tomás de Aquino (ISTA)
www.triplov.org

Patrocinadores:
Câmara Municipal de Lamego
Junta de Freguesia de Britiande
Dominicanos de Lisboa

Fernanda Frazão - Apenas Livros Lda
apenaslivros@oninetspeed.pt